terça-feira, 31 de maio de 2011

CASAMENTO - A importância do acompanhamento profissional no emagrecimento

O casamento, e todo o período que o antecede, é repleto de estresse e correria. Conciliar a organização de todos os afazeres e ainda se preocupar com a saúde e estética torna a vida da noiva, e também do noivo, uma loucura!



Dentre os maiores focos da noiva, quando se fala em saúde e estética, é a preocupação em apresentar um corpinho enxuto e cabelos, unhas e pele perfeitos no dia da cerimônia. Com isso, vem as ideias de dietas e “dicas de amigas” que prometem dar uma solução ao problema. A maior questão é que, na maioria das vezes, essas atitudes alteram e muito o funcionamento do organismo, piorando o que deveria ser melhorado. Dentre os culpados disso estão o estresse e a falta de orientação profissional (nutricionista ou nutrólogo).


Atualmente as fontes de consulta e orientação para emagrecimento são muitas: revistas, sites, blogs, rádio, amizades, etc. Porém, uma vez que não realizada uma avaliação prévia do estado nutricional do indivíduo, estas orientações podem trazer diversas complicações para a saúde. Sim, muitas delas realmente apresentam o efeito da perda de peso rápida, porém, junto também se perde diversas vitaminas, minerais, e ao fim do período, além de não se saber se realmente houve perda de gordura (que não é tão simples de ser eliminada do corpo), perde-se muita massa magra (musculatura) e líquidos, o que não representa exatamente um emagrecimento, muito menos saudável.


A perda de massa magra e líquidos gera toda uma alteração no funcionamento metabólico do corpo, diminuindo o gasto energético do mesmo. Tal fato que leva ao re-ganho de peso após o retorno da alimentação “normal” e a dificuldade de perda novamente. Quanto a perda de minerais e vitaminas, seja pela diminuição da ingestão e absorção ou por eliminação de alguns deles, ocorrerá uma deficiência que será refletida em todo o corpo, não somente em cabelos, unhas, pele, etc. Tudo isso gera o tão conhecido “Efeito Sanfona”.


O processo de emagrecimento, e tudo que o envolve (pele, cabelos, unhas, redução de gorduras localizadas, etc), deve ser feito com orientação de um nutricionista ou nutrólogo, pois somente ele irá adaptar sua alimentação a sua rotina com as necessidades do seu organismo e suas necessidades pessoais, ou seja, um plano alimentar individualizado. Neste processo entra a adaptação da alimentação, com redistribuição dos alimentos nos horários corretos e nas quantidades indicadas; a inclusão, quando necessário, de fitoterápicos (compostos naturais de plantas que auxiliam na saúde do organismo) e suplementos alimentares, que abrangem desde vitaminas e minerais para repor deficiências, a compostos não-nutricionais que tem efeito benéfico no organismo, focando também na estética (melhora de pele, cabelos, unhas, etc); a preocupação com a período hormonal, uma vez que este interfere intensamente em todo o processo; orientações para melhora de hábitos alimentares que prejudicarão toda a conduta; orientações para preparo de refeições.



Porém, para que o emagrecimento seja efetivo, a atividade física é imprescindível, principalmente por auxiliar no aumento do gasto calórico devido à atividade, aumento de massa magra (que irá aumentar o gasto energético basal, ou seja, do corpo no dia a dia) e melhora na parte cardiovascular (exercícios aeróbicos, mais indicados para a perda de gordura corporal). Porém, estes devem ser feitos, também, sob orientação de profissional educador físico ou fisioterapeuta.


Resalto, ainda, que, uma vez apresentando qualquer alteração de saúde ou doença pré-existente, se torna essencial o acompanhamento médico, pois somente este profissional poderá receitar medicamentos se estes forém necessários.




Mesmo na correria das vésperas de um momento tão importante para a vida de muitas pessoas, para garantir que se tenham resultados exatos e evitar complicações posteriores, o ideal é programar tudo, inclusive o acompanhamento nutricional e para atividade física, se preparando para arrasar no grande dia.




 



  Fernanda C. G. Oliveira
Nutricionista CRN-9 9239